domingo, 28 de agosto de 2011

KOCH

KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2008



Texto

•resultado de uma atividade com fins sociais inserida em um contexto social de produção, atividade consciente e criativa, envolve escolhas para alcançar um objetivo;
•Não é um produto acabado, o pensamento se estabelece a partir de informações, saberes, conhecimentos enciclopédicos e de mundo;
•O texto só se torna texto quando o enunciador e o enunciatério, pela atuação de uma complexa rede de fatores de ordem situacional, cognitiva, sócio-cultural e intencional, dão a ele determinado sentido.
•O sentido não está somente no texto, mas é constituído através dele, na interação do leitor com o texto;

Modalidades de construção de sentido:


Foco no autor:


•língua: representação do pensamento, desja-se que uma representação mental seja captada pelo sujeito da maneira como foi concebida;

•leitura: captação das idéias do autor, o sentido está centrado no autor, resta ao leitor captar suas idéias.


Foco no texto:

•lingua: estrutura, um código, mero instrumento de comunicação; sujeito determinado pelo sistema, caracterizado pela não consciência;

•texto:simples produto da decodificação de um emissor, ao leitor basta o conheciemnto do código que é utilizado;

•Leitura: o que está dito no texto.


Foco na Interação Autor - texto - leitor:


•Intencional, dialógica;

•sujeitos: atores, construtores sociais, ativos, se constroem e são construídos no texto;

•Há lugar no texto para todo tipo de implícitos;

•o sentido do texto é construído na interação e não em algo que preexista a essa interação;

•leitura: atividade de produção de sentido;

•leitor: construtor de sentidos
Postado por illa às 06:40
Marcadores: 2010, Koch, literatura portuguesa, O texto e a construção dos sentidos, peb II

Sem comentários:

Enviar um comentário