KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2008
Texto
•resultado de uma atividade com fins sociais inserida em um contexto social de produção, atividade consciente e criativa, envolve escolhas para alcançar um objetivo;
•Não é um produto acabado, o pensamento se estabelece a partir de informações, saberes, conhecimentos enciclopédicos e de mundo;
•O texto só se torna texto quando o enunciador e o enunciatério, pela atuação de uma complexa rede de fatores de ordem situacional, cognitiva, sócio-cultural e intencional, dão a ele determinado sentido.
•O sentido não está somente no texto, mas é constituído através dele, na interação do leitor com o texto;
Modalidades de construção de sentido:
Foco no autor:
•língua: representação do pensamento, desja-se que uma representação mental seja captada pelo sujeito da maneira como foi concebida;
•leitura: captação das idéias do autor, o sentido está centrado no autor, resta ao leitor captar suas idéias.
Foco no texto:
•lingua: estrutura, um código, mero instrumento de comunicação; sujeito determinado pelo sistema, caracterizado pela não consciência;
•texto:simples produto da decodificação de um emissor, ao leitor basta o conheciemnto do código que é utilizado;
•Leitura: o que está dito no texto.
Foco na Interação Autor - texto - leitor:
•Intencional, dialógica;
•sujeitos: atores, construtores sociais, ativos, se constroem e são construídos no texto;
•Há lugar no texto para todo tipo de implícitos;
•o sentido do texto é construído na interação e não em algo que preexista a essa interação;
•leitura: atividade de produção de sentido;
•leitor: construtor de sentidos
Postado por illa às 06:40
Marcadores: 2010, Koch, literatura portuguesa, O texto e a construção dos sentidos, peb II
Sem comentários:
Enviar um comentário